terça-feira, agosto 19, 2008

JO

Jogos Olímpicos ou Jogos Oníricos?

não é surpresa para qualquer concidadão o fracasso da Selecção Olímpica Portuguesa, imagem essa que nem a etérea Vanessa Fernandes (medalha de prata no Triatlo) consegue disfarçar, reflectindo-se o mesmo na celebração disléxica que se seguiu ao feito da jovem atleta, ao dizer que a medalha de prata era valia mais que a de ouro... inquiri o que é que a rapariga andaria a tomar com leite? a resposta descobri no não menos surpreendente discurso, do alucinatório Laurentino Dias ao descrever o "feito de Vanessa" como "um doping natural e positivo” hmmm… daí natural a confusão de Vanessa - com sorte ainda retiram a medalha de valor superior ao ouro à jovem atleta.

mas como eu dizia não é surpresa nenhuma as exibições antagónicas de sucesso da tão apregoada maior comitiva de sempre a participar nos Jogos Olímpicos, porquê? ora porque são propositadas.
antes de mais é preciso compreender que somos um país de enorme sentimento social, valorizamos acima de qualquer conquista olímpica a integração social daqueles que por qualquer deficiência não podem interagir naturalmente com a sociedade. o que é que isto tem a ver com o propositado falhanço dos atletas portugueses? bem, digamos que na ausência de fundos sociais para apoiar estes deficientes encontrou-se uma solução económica pontual - condicionada pelo acontecimento bissexto - mas de enorme exponente psicológico, estou a falar das Paraolimpíadas. como é que se podia dar valor ás conquistas paraolímpicas se os atletas olímpicos cumprissem os seus desígnios? seria empolar a natural falta de objectivos desses atletas com deficiência... pelo menos de acordo com o Director do Laboratório de Análise e Dopagem de Lisboa, Luís Horta, que diz: "que os atletas paraolímpicos têm as mesmas motivações que os atletas olímpicos mas muitas vezes têm muito menos objectivos na vida". ora nem o Diabo teria dito melhor.

assim se percebe o porquê da medalha de prata/platina da Vanessa (foi o pior que ela conseguiu!) e a falta de outras medalhas no nosso expectante pobre palmarés... é preciso, acima de tudo, valorizar e objectivar a comunidade deficiente de Portugal.

há que se saber esperar pelas verdadeiras Olimpíadas... a.k.a Paraolimpíadas.

BellaMafia

4 comentários:

Anónimo disse...

Alta Competição ou Chularia?

Excelente, não fora o facto de o expectável o ser, de tão induzido que foi pelo inigualável chauvinismo dos nossos meios de comunicação.

Pelas minhas contas, nada mais perdemos a não ser uma medalha expectável no judo.

As outras talvez venham, talvez não.

Não posso é deixar de sentir alguma revolta quando vejo os nossos atletas de alta competição, aqueles que vivem à tripa forra e à nossa custa, montados em belíssimas máquinas como se fossem profissionais da 7ª arte em São João da Madeira (o mais próximo que encontro para traduzir Holly Wood).

Ao menos os paraolímpicos nem que quisessem não conseguiam conduzir um Mercedes, quanto mais um Bentley.

Vivam os aleijadinhos de Portugal que são aleijadinhos mas não chulinhos.

AAS

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

=( removeram a minha mensagem!?Why!?

Anónimo disse...

Talvez porque um moderador achou que era pouco puritana...
Eheheheh

BellaMafia